Mais um ano de “Trânsito Mais Gentil”

    Compartilhe
    avatar
    Admin
    Síndico
    Síndico

    Mensagens : 1469
    Data de inscrição : 23/12/2009
    Idade : 23
    13122010

    Mais um ano de “Trânsito Mais Gentil”

    Mensagem por Admin



    O Jota Quest fez domingo, dia 12 de dezembro, no Parque da Independência, um show aberto à população que reuniu mais de 10 mil pessoas, em comemoração a um ano do movimento Trânsito Mais Gentil, lançado pela Porto Seguro. A apresentação marcou também o retorno do grupo à capital paulista para o encerramento da turnê do álbum ”La Plata”. No show foram apresentadas as composições de sucesso da banda, na estrada desde meados dos anos 90.

    “Consideramos que este primeiro ano da campanha foi fundamental para gerar reflexão sobre o nosso comportamento no trânsito. Acreditamos que novas ações são necessárias para ampliar o debate e conquistar mais resultados práticos de convivermos nas ruas com mais gentileza”, explica Fabio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro. Reinaldo Gianecchini e Marimoon são as próximas personalidades a entrar na campanha.

    1 ano

    Um ano depois de lançada, a campanha “Trânsito Mais Gentil” (www.transitomaisgentil.com.br) da Porto Seguro ganhou as ruas de São Paulo e outras cidades brasileiras. Mais de 3,5 milhões de adesivos foram distribuídos pela iniciativa, que surgiu a partir da percepção de que a intolerância no trânsito tem aumentado. Só o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), por exemplo, registra em média 20 ocorrências diárias causadas por “motivos banais” no trânsito da capital paulista.

    Fatores como o crescimento da frota de veículos em circulação na cidade e os constantes congestionamentos de certa forma também contribuem para favorecer situações de irritabilidade nas ruas. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nos últimos 13 anos a velocidade média dos carros nos horários de pico caiu de 17,5 km/h para 11,7 km/h. Ainda de acordo com a CET, a cidade de São Paulo possui um índice de 61 veículos para cada 100 habitantes. Ao todo, mais de 6 milhões de automóveis trafegam pelas vias da capital.

    A campanha “Trânsito Mais Gentil” envolveu ações como a veiculação de comerciais e vídeos, sobretudo na internet (no site oficial do movimento e no Youtube) e em canais de TV a cabo. Estrelas como Giovanna Antonelli, Malvino Salvador, Rodrigo Lombardi, Marco Luque, Eriberto Leão, Alexandre Slaviero, Marcelo Mansfield, Caco Ciocler, Marco Rica, Alessandra Maestrini, Ângela Dip, Eduardo Martini, entre outros, participaram da divulgação do conceito.

    O movimento também ganhou força nas redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, Flickr e blogs. Números apurados em outubro, em relação a setembro, a partir do monitoramento realizado pela Porto Seguro nas redes, apontam as seguintes evoluções:

    Mais de 10 mil apoiadores na página oficial da campanha;

    6,8% mais seguidores no Twitter (são mais de 5 mil);

    16,6% mais menções ao @transitogentil e à tag #transitomaisgentil (mais de 5 mil, em números absolutos);

    Aumento de 11,7% no número de participantes da comunidade no Orkut, que já conta com mais de 3,8 mil integrantes;

    Crescimento de 31,3% no total de visualizações dos vídeos postados no Youtube (em números absolutos, são mais de 22 mil visualizações);

    Cerca de 5% mais visualizações de fotos publicadas no Flickr (aproximadamente 6 mil visualizações);

    Aumento de 20,3% entre “apoiadores da causa” no Facebook, rede na qual o Trânsito Mais Gentil já conta com mais de 6 mil participantes;

    “Todas essas mídias são fundamentais para tornar o movimento conhecido e despertar o interesse das pessoas para a importância de se praticar a gentileza no dia a dia”, afirma Rafael Caetano, gerente de Canais Eletrônicos da Porto Seguro. “A campanha conquista a empatia do público pela sua proposta e também por ser divulgada adequadamente em cada um desses veículos, de acordo com as suas características próprias”, acrescenta.

    O Trânsito Mais Gentil também se destacou por suas ações promocionais, realizadas ao longo do ano. Em outubro, por exemplo, uma gincana interativa com os usuários do ‘Foursquare’ (ferramenta de recomendação de lugares, disponível para aparelhos do tipo smartphone) movimentou as padarias paulistanas. Quem twittou a tag ‘#transitomaisgentil’ pelo aplicativo, nos estabelecimentos participantes, ganhou camisetas da campanha. Além disso, kits foram distribuídos aos clientes das padarias que aderiram à ação.

    Para comemorar o ‘Dia Mundial da Gentileza’, em 13 de novembro, outra promoção presenteou os internautas que sugeriram as melhores práticas para promover a gentileza no trânsito. As frases com as indicações foram postadas no blog do movimento e os ganhadores receberam kits contendo: camiseta autografada pelos artistas que apoiam a campanha, mochila e adesivos com a logomarca do Trânsito Mais Gentil.

    Desconto no seguro

    Motoristas que, ao dirigir com mais cautela, contribuem para evitar acidentes e outras situações de desgaste no trânsito também têm sido beneficiados pela campanha. Em março, a Porto Seguro inovou ao lançar o desconto ‘Zero Ponto’: 5% de abatimento sobre o valor do prêmio líquido na contratação ou renovação do Porto Seguro Auto, para motoristas “sem pontos” registrados na habilitação. Disponível inicialmente na cidade de São Paulo, a vantagem foi estendida, depois, para todo o Estado e já pode ser aproveitada por condutores de todas as cidades dos Estados do Rio de Janeiro e Paraná.

    “Partimos da premissa de que os motoristas com ‘zero’ pontos devem conduzir seus veículos com mais cautela e que isso pode ser uma decorrência de quem promove mais a gentileza no trânsito. Assim, decidimos valorizar essa atitude com 5% de desconto no prêmio líquido do seguro”, explica Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. Com a iniciativa, a Porto Seguro se tornou a primeira seguradora do país a oferecer descontos para motoristas sem pontos na carteira.



    Fonte: Segs
    Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking


      Data/hora atual: Sab Nov 18, 2017 3:21 am