Walcyr Carrasco fala sobre Norma Bengell em seu blog

    Compartilhe
    avatar
    Admin
    Síndico
    Síndico

    Mensagens : 1469
    Data de inscrição : 23/12/2009
    Idade : 23

    Walcyr Carrasco fala sobre Norma Bengell em seu blog

    Mensagem por Admin em Sab Abr 09, 2011 1:31 pm

    Após ser lançada a matéria sobre o atual estado da atriz Norma Bengell (clique aqui para acessar a matéria), o autor da novela Morde & Assopra Walcyr Carrasco postou em seu blog um texto referido-se totalmente à atriz que por muitos foi esquecida.


    A ESTRELA ESQUECIDA



    – Quem é Norma Bengell?

    O amigo que me fez a pergunta é um executivo de 30 anos, com título universitário e excelente posição profissional. Mas não tinha a menor idéia sobre quem eu falava, quando comentei uma recente reportagem sobre a atriz Norma Bengell, 75 anos.

    Tentei explicar:

    – Norma Bengell é uma atriz que fez história no cinema nacional. Protagonizou o primeiro nu frontal do país, no filme “Os Cafajestes”.

    Foi em 1962. Eu era criança na época, mas ainda lembro do escandalo. Páginas e páginas de jornais e revistas sobre a nudez de Norma Bengell. Manifestações da TFP (Tradição, Família e Propriedade), organização moralista que apoiou o golpe de 1964. A atriz trabalhou também em “O Pagador de Promessas”, único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro em Cannes. Mas não se sabe mais quem ela é. Alguns ainda a reconhecem pelo personagem Deise Coturno, no humorístico “Toma Lá, Dá Cá” em 2008.

    Sem dinheiro, Norma vive em um apartamento no Rio de Janeiro, presa a uma cadeira de rodas. Escorregou num tapete de casa, caiu. Operou a coluna e o cotovelo. Tem dificuldade para mover o braço. Passa os dias sentada com água e cigarro ao alcance da mão. Viúva, sem filhos, é cuidada por Vilma Gomes, sua funcionária há cerca de 20 anos. Não tem dinheiro para pagar as despesas mínimas. Nem mesmo a fiel escudeira.

    Pediu uma pensão do governo, por ter sido perseguida durante o periodo da Ditadura Militar. Por outro lado teve seus bens bloqueados pelo Ministério da Cultura e pelo Tribunal de Contas da União, por irregularidades na prestação de contas do filme “O Guarani”, que dirigiu e produziu em 1996. Também não possui meios de sobrevivência. Não tem sequer como manter o plano de saúde. Pior: nem como pagar o aluguel da cadeira de rodas.

    Quer voltar a trabalhar. Como, com tantas limitações físicas?

    Obviamente, não tenho como defendê-la em relação aos problemas de “O Guarani”. Prefiro separar a atriz tão significativa para o cinema brasileiro da produtora que, segundo as acusações, se aproveitou do financiamento cultural.

    E a atriz merece respeito.

    Os amigos querem levá-la para o Retiro dos Artistas do Rio de Janeiro. Não é um asilo. Lá os artistas idosos e sem renda são abrigados, recebem moradia, refeições, com uma grande dose de liberdade. É um local digno. Nomes importantes como o falecido Cláudio Correa e Castro passaram por lá. Mas Norma não quer. Está no apartamento em que sempre viveu. Prefere não sair. Sinceramente, se eu fosse aconselhá-la, diria para se desapegar de tudo e ir para o Retiro. Não ficaria tão sozinha (soube que passa dias sem sair ). Encontraria amigos, colegas do passado. Poderia conversar, rir, e esquecer os problemas financeiros.

    O mais cruel, para alguém que brilhou como Norma, é ser esquecida. Tenho certeza de que os problemas financeiros e até de saúde são pálidos diante da tristeza de não ser lembrada. Eu sempre me espanto com a velocidade com que as conquistas, aqui no Brasil, se transformam em pó.

    Elizabeth Taylor, de idade próxima a Norma Bengell, morreu recentemente. Só se falou dela. Enquanto viva, aparecia no noticiário com frequência. É óbvio que Norma não teve uma carreira da dimensão de Liz Taylor. Mas marcou o cinema nacional. Fez sucessos, numa época em que o filme brasileiro era respeitado no mundo todo. Cantou. Casou-se com o ator italiano Gabrielle Tinti, já falecido. Morou no exterior, após a perseguição dos militares. Principalmente, ousou.

    Agora, transformou-se em uma curiosidade. Norma Bengell não merece isso.

    ………………………………………………………………………………………………………..

    E a outra grande estrela do cinema, da mesma época, Odete Lara? Por onde anda?

    …………………………………………………………………………………………………………

    O Retiro dos Artistas no Rio funciona. È muito bom. É sério e competente. Mas já houve uma Casa do Ator aqui em São Paulo, que cumpria a mesma função. Temos inclusive a rua Casa do Ator, em homenagem ao antigo endereço. Que aconteceu com ela?

    E o Sindicato que cuida dos atores e técnicos? Não pensa em revitalizar a Casa do Ator?




    Link do post no blog do Walcyr - http://vejasp.abril.com.br/blogs/walcyr-carrasco/2011/04/06/a-estrela-esquecida/
    avatar
    Marco.Túlio
    Dona de casa
    Dona de casa

    Mensagens : 522
    Data de inscrição : 27/12/2009
    Idade : 25
    Localização : Minas Gerais

    Re: Walcyr Carrasco fala sobre Norma Bengell em seu blog

    Mensagem por Marco.Túlio em Sab Abr 09, 2011 2:06 pm

    Espero que ela ouça o conselho do Walcyr e pense a respeito do Retiro. Eu tive curiosidade e entrei no site, lá parece ser um bom lugar...
    avatar
    Admin
    Síndico
    Síndico

    Mensagens : 1469
    Data de inscrição : 23/12/2009
    Idade : 23

    Re: Walcyr Carrasco fala sobre Norma Bengell em seu blog

    Mensagem por Admin em Sab Abr 09, 2011 2:13 pm

    É, para o estado que ela se encontra o melhor seria ficar lá com artistas que podem ser até conhecidos por ela ou antigos amigos.


    _________________

    Assistindo:
    Arquivo X 1x16 / True Blood 4x04 / Cougar Town 2x06 / Being Human 1x05 / Fringe 1x06
    Veronica Mars 1x13 / Grey's Anatomy - 4x15 / Prison Break - 3x06
    avatar
    Marco.Túlio
    Dona de casa
    Dona de casa

    Mensagens : 522
    Data de inscrição : 27/12/2009
    Idade : 25
    Localização : Minas Gerais

    Re: Walcyr Carrasco fala sobre Norma Bengell em seu blog

    Mensagem por Marco.Túlio em Sab Abr 09, 2011 3:38 pm

    Pois é. Tomara que ela consiga sair dessa...

    Conteúdo patrocinado

    Re: Walcyr Carrasco fala sobre Norma Bengell em seu blog

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab Jul 22, 2017 1:50 am