Na primeira aula do novo curso de Artes Cênicas da PUCPR, a “professora” será a atriz Marisa Orth. No formato de um pocket show, dia 3, às 20h30, o coordenador do curso Laercio Ruffa explica que a atriz irá contar sobre a trajetória de sua carreira aos participantes. No fim da apresentação, eles poderão conversar com Marisa.
Os professores a escolheram por ela ser considerada uma atriz completa. “Marisa sempre valorizou a vida acadêmica. Ao longo da sua trajetória, ela foi se aperfeiçoando com bastante esforço. A intenção é que ela, como a pessoa de espírito contemporâneo que é, possa incentivar os estudantes.”
Em entrevista à Gazeta do Povo, ela disse que hoje há um grande equívoco entre as pessoas sobre a carreira de ator. “Eu falo, eu ando, eu me mexo, então posso ser ator. Isso não é verdade”, explica a atriz. “O estudo é muito importante.”
Para Marisa, um ator, por mais que tenha vocação para a profissão, “estudando aprenderá muito mais”. A atriz também afirma que as pessoas se esqueceram que ser ator é também é ser um artista. “Ele cria alguma coisa com os personagens.” Ela diz que o período da vida acadêmica é um dos mais importantes na vida das pessoas, mesmo com as dúvidas dos estudantes costumam ter quanto à carreira que devem escolher.
O conselho que Marisa dá aos calouros serve também para a vida de qualquer pessoa: humildade. “Essa é a maior virtude na vida. A preocupação do ator deve ser com a obra, não com a fama”, define.
Marisa Orth já foi aluna de Psicologia da PUC, em São Paulo, e formou-se em interpretação pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/USP). A atriz está atualmente em cartaz com um novo espetáculo, O Inferno Sou Eu, ainda sem previsão de exibição em Curitiba.
Fonte: Caderno G.