Toma lá dá cá Fórum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    1. O programa

    Admin
    Admin
    Síndico
    Síndico


    Mensagens : 1469
    Data de inscrição : 23/12/2009
    Idade : 30

    1. O programa Empty 1. O programa

    Mensagem por Admin Seg Jun 28, 2010 1:24 pm

    1. O programa Sai_de_baixo1

    Sai de Baixo foi uma sitcom brasileira escrita por Miguel Falabella, Maria Carmem Barbosa e Euclydes Marinho e exibida nas noites de domingo pela Rede Globo entre 31 de março de 1996 e 31 de março de 2002. A partir de maio de 2010, passou a ser reprisado pelo canal a cabo Viva.

    O programa fez muito sucesso em seu início por ser diferente - era gravado em um teatro de São Paulo (o Procópio Ferreira), o que aumentava a interação com o público. Muitos erros dos atores eram editados e não apareciam no final, mas se fosse uma situação que desse graça à história, poderia ir ao ar daquela forma.

    O palco era a sala de estar de um apartamento, no qual havia um sofá, uma mesa próxima à cozinha, uma vista da região central de São Paulo, e portas que davam para fora ou para os quartos. Da sala de estar, os personagens poderiam sair por portas e passagens, supostamente para o corredor do prédio, o banheiro, a cozinha, o quarto de Cassandra, e um hall para os outros quartos (o de Vavá e o de Caco e Magda), sendo que esses lugares nunca eram mostrados. Em 1997, a cozinha começou a aparecer no cenário, porém em 1998, não aparecia mais. Em 2000, oito episódios foram filmados num café ficcional, mas a mudança não foi bem aceita pela audiência, e o cenário voltou a ser o apartamento.

    O formato do show é bem diferente das sitcoms norte-americanas no sentido de que era bastante informal. Os atores frequentemente interagiam com a platéia e esqueciam as falas ou riam de situações que estavam interpretando.

    Apenas um episódio foi apresentado ao-vivo: Toma que o Filme é Teu, em 1998. Sendo que não havia nenhuma maneira de editar erros, os atores tentaram improvisar o mínimo, e evitaram usar palavras chulas. Foi tratado como um evento de gala pela emissora, que convidou uma audiência VIP para o show.

    No final de cada episódio, as cortinas do palco descem, como numa peça de teatro. Aí, elas sobem de novo, onde o elenco pode ser ovacionado pela platéia.

    Entretanto, o passar do tempo desgastou a fórmula e vários atritos entre os atores acabaram por tornar as histórias de Sai de Baixo repetitivas e por vezes apelativas, o que terminou por desgastar a série, que terminou em março de 2002, sob os protestos de fãs, mas para a alegria de boa parte do elenco, já cansada de fazer o mesmo programa durante tanto tempo.

    O programa foi idealizado por Luís Gustavo e Daniel Filho, que tinha a idéia de fazer um programa gravado em um teatro, com platéia,mas diferente do programa Família Trapo. O nome inicial era Amigos, Amigos. O roteiro foi oferecido ao SBT, que rejeitou o programa. Depois, o programa foi aceito pela Rede Globo, que lhe deu a difícil tarefa de ganhar do Topa Tudo por Dinheiro, sendo exibido nos domingos às 22h, após o Fantástico.

    Na sua estréia, o programa conseguiu chegar a 40 pontos de ibope, e liderar o horário. À medida que o tempo passava, o programa aumentava a sua audiência que chegava a picos de 57 pontos.

    No 2º ano, com a saída de Cláudia Jimenez e a estréia fracassada da atriz Ilana Kaplan, que saiu após apenas 4 semanas, o programa perdeu um pouco a audiência, mas continuava bem. A volta ao auge aconteceria na estréia da 3ª temporada, com o episódio Toma que o Filme é Teu, transmitido ao vivo, e continuou na 4ª temporada.

    Em 2000, com a 5ª temporada, foi anunciado que seria o último ano do programa, já que muitas vezes empatava ou perdia para o SBT. Nesse ano, estreou na grade global o reality show No Limite, que começou a ser exibido antes do Sai de Baixo. O programa foi conquistando médias razoáveis com picos de até 50. Isso ajudou o Sai de Baixo a recuperar a audiência, que aumentou de 20, no início do ano, a 29, com a ajuda de No Limite. Quando o reality terminou, a média caiu para 24 pontos, o suficiente para evitar o cancelamento da série.

    Na 6ª temporada, o programa sofreu com a queda de audiência e as mudanças frequentes de horário. Com isso, o programa foi retirado do ar para dar lugar à nova temporada de No Limite. A 7ª temporada estreou no dia de Natal, às 0h30, competindo com o fenômeno Casa dos Artistas, com média de apenas 12 pontos, que aumentou à medida que a temporada passava. Terminou no dia 31 de março de 2002, exatamente 6 anos depois de seu início, com média de 19 pontos.

    O programa pode ser considerado um sucesso, tanto de audiência como de crítica.

    Em 2005 o programa foi reprisado no Multishow um canal da GloboSat Canais no Festival de 40 anos da Rede Globo,em março/2006 o programa saiu do ar mas não se sabe o motivo.

      Data/hora atual: Qua maio 08, 2024 11:04 pm